Como ser um bom turista em Nova York

1

Nova York é uma cidade que vive num compasso muito rápido. As pessoas não têm muita paciência com aqueles que não entendem que aqui não se perde tempo.

Os turistas, no entanto, vêm pra cá com uma idéia diferente na cabeça, claro, afinal estão em seu tempo de relaxamento.

O vídeo abaixo passou pelo meu facebook hoje e os amigos novaiorquinos aprovaram. Nele, um fantoche explica como ser um bom turista em Nova York. O tom dele pode parecer um pouco agressivo para os mais sensíveis, mas esse é o tom natural da cidade.

Vou repassar algumas dicas do vídeo, para aqueles que tem alguma dificuldade com o idioma. Isso não é uma tradução completa.

Ele começa se dirigindo ao espectador e dizzendo que se a pessoa pretende visitar NYC já conhece um morador: ele, Jonny T. Ele avisa que vai dar as dicas de quem está por dentro da cidade.

A primeira dica é pra quem está no aeroporto: pegue suas malas e vá pegar um táxi oficial no ponto, nada de aceitar um dos motoristas que ficam oferecendo serviço no desembarque do aeroporto e poximidades.

Ande rápido, tão rápido quanto possa. Coma tão rápido quanto possa. Aqui, um filme de duas horas termina em 90 minutos, porque é assim que a gente faz. Tudo na pressa.

Ele explica que há duas velocidades em Nova York: vai rápido ou saia do caminho. Se quiser tirar fotos, tire e saia do caminho. Os carros estão vindo quando você vai atravessar a rua? Sai do caminho! Se você estiver em alguma fila e ainda não escolheu o que vai pedir ou comprar, saia do caminho. Se um mendigo anda na sua direção, gritando, você sai do caminho.

Ele também sugere que você fique no hotel das 4 às 6 da tarde, horário do final de expediente quando os moradores estão voltado do trabalho pra casa.
Diz que se você quer experimentar a Nova York que mostram em Hollywood – o Empire State, a Estátua da Liberdade e a Times Square – deve assistir a um filme do Tom Hanks (Sleepless em Seatle). e avisa que nenhum novaiorquino faz essess programas. Se você quer Nova York, vá ao Brooklyn, faça uma viagem ao Queens, vai dar uma olhada no Bronx, ou pegue a balsa grátis para Staten Island (mas não desça lá – é onde vai parar o lixo de NYC)

Ele continua: Em Nova York, temos a melhor comida e de todo lugar; culinária italiana, francesa, indiana, tailandesa, coreana, etíope, tudo o que você imaginar tem aqui. Então por que raios você iria comer num Applebee’s? Olha só: se você vem a Nova York e vê uma cadeia de restaurantes que tem na sua cidade, você não vai lá! Se você estiver morrendo de fome, ele sugere que você compre um cachoro-quente de carrinho – eles cozinham em água de banheiro mas ainda assim é melhor do que o Olive Garden, que não é autêntico italiano nem ferrando.

Se você estiver perdido ou precisar de ajuda, não exite em pedir, porque todo novaiorquino ficará feliz em te ajudar – mas não entre as 4 e 6 horas da tarde!

E, por favor, compre uma camiseta “I <3 NY”, só não use aqui! Saiba que carregar um mapa e uma câmera equivale a dizer: “Minha carteira está no meu bolso detrás e você pode pegar pra você” Concluindo, ele, Johnny T, espera a sua visita a Nova York, que é uma maravilha e voc6e vai adorar. Se voc6e tiver questões, nós novaiorquinos vamos ter prazer em te ajudar. mas se você não tiver perguntas, diz ele, saia do caminho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here