Usando o seu metrocard

0

Todas as informações são válidas mas os valores do metrocard já sofreram aumento desde que este texto foi publicado

Para usar o metrocard nas estações do metrô, você deve passar o cartão no leitor, geralmente localizado do lado direito de quem entra na catraca. Com o nome metrocard virado para você, faça um movimento decidido, constante, mas não rápido, para que a tarja magnética possa ser lida adequadamente.

Quando seu cartão está válido e foi lido corretamente, uma mensagem “go” aparece no visor e você pode passar.

Se por alguma razão o cartão não é lido corretamente, a mensagem “please swipe again” aparece. É um mero pedido pra que o cartão seja passado novamente. Não significa que haja algum problema com o cartão.

Não se assuste se essa mensagem aparecer algumas vezes. Passe quantas vezes precisar (e não se envergonhe, todo mundo já passou por isso!).
Se aparecer a mensagem “too fast swipe again”, quer dizer que você está passando o cartão muito rapidamente. Tente novamente. Lembre-se: movimento firme, constante, mas não muito rápido.

Note que se aparecer a mensagem “Swipe card again at this turnstile” (passe o cartão novamente nesta catraca), você não deve ir para outra catraca, você deve permanecer tentando naquela inicial! Quando essa mensagem aparece, a tarifa já foi descontada, embora o cartão não tenha sido lido por completo e se você mudar, será cobrado novamente, no caso de um cartão que paga por viagens ou, em se tratando de um cartão ilimitado, você ficará impedido de entrar por 18 minutos.
Se o visor mostrar a mensagem “See agent”, você deve procurar o funcionário no guichê, pois seu cartão pode estar com algum problema. Cuide do seu metrocard, evitando que dobre, seja riscado ou que fique em contato com ímãs (de fechos de bolsas e carteiras) por exemplo.
Quando o visor mostra a mensagem “insufficient fare”, quer dizer que o seu metrocard, dependendo do tipo, ou expirou ou não tem dinheiro suficiente para pagar a viagem.

As catracas disponíveis para uso são indicadas por uma seta verde. Quando indisponíveis, mostram um sinal de manos branco num círculo vermelho.

Todas as estações têm leitores de metrocard para informar ao usuário o status de seu cartão.
Quando não está em uso, o leitor mostra a hora e pede para que se passe o cartão.

Abaixo, o cartão “full fare”, em que o valor é descontado a cada viagem, ainda tem US$6.20. Note que ele é válido até 2013, portanto poderá ser usado e recarregado por muito tempo.

Agora, um caso similar ao acima, porém com dinheiro insuficiente para um viagem US$1.75. O leitor exibe também a mensagem “insufficient fare”. Este cartão pode ser recarregado na máquina ou com auxílio do vendedor.

No último exemplo, um cartão ilimitado. O leitor avisa a data de expiração, diz que acabou de ser usado, que tem 0 dólar (não é um cartão com dinheiro, ma com validade de tempo), e informa que é um cartão ilimitado de 30 dias.
O cartão ilimitado (quantas viagens queira fazer durante um dia, uma semana ou um mês) é de uso individual. Cada vez que é passado no metrô, fica bloqueado por 18 minutos para que não seja usado por mais de uma pessoa. O cartão “pay-per-ride”, pago por viagem, pode ser utilizado por várias pessoas, pois a quantia da viagem é descontada a cada uso.
Note que o bloqueio de 18 minutos se refere somente ao uso consecutivo no metrô. Se quiser pegar um ônibus num intervalo menor, pode, sem problemas.